Saudades eternas
Foi ao reconhecer um ex-aluno numa camiseta, que surgiu a ideia de fazer Saudades Eternas, um projeto onde Wavá pesquisa as diferentes táticas usadas na favela/periferia para manter viva a memória das pessoas queridas vítimas da violência de estado. A instalação é um varal de memória coletiva construído a partir da memória individual que carrega cada camisa estampada com o rosto dos ausentes. A obra também mostra um vídeo que registra o depoimento das mães Ana Paula Oliveira, Deize Carvalho e Irone Maria Santiago que nos falam da sua dor e do orgulho de carregar a memoria dos seus filhos no corpo.
Wavá
Wagner Novais é cineasta e mídia-ativista da Cidade de Deus. "Comecei a estudar cinema no ano de 2004 numa oficina popular de audiovisual chamada Cinemaneiro realizada na Cidade de Deus. Logo após, estudei Cinema na Universidade Estácio de Sá e na Escola de Cinema Darcy Ribeiro onde cursei direção e montagem. Dirigi três curtas-metragens, tendo um deles – “Tempo de Criança” – recebido vários premios em diversos festivais. Dirigi, em parceria, um dos episódios do longa “5x favela – Agora por nós mesmos”. Em 2013, dirigi coletivamente alguns curtas sobre as manifestação de junho de 2013. Atualmente, estou finalizando dois curta-metragens: um chamado “Mandinga” (resultado de um prêmio de produção da Rio Filme) e um documentário sobre o centro da Cidade do Rio de janeiro intitulado provisóriamente de Centro Urbano”
+ Info
Filmes:
100MIL RJ (direção em coletivo)
Saudades Eternas
Wagner Novais
Obra em processo.
Instalação com camisetas, fotos e vídeo (30min).
Video com Ana Paula Oliveira, Deize Carvalho e Irone Santiago. Colaboração de Coletivo Crua, Eduardo Henrique Baptista, Fatima Pinho, Glaucia dos Santos, José Roberto Lima da Penha, Carlos Henrique Souza, Júlio Cesar Lima, Marcos Serra, Maré Vive, Mónica Cunha, Rafael Cruz, Raul Santiago, Vitor Santiago. Mônica Aparecida Santos e outras pessoas que irão se somando a processo.