Com quantas imagens se representa a Maré?
Francisco Valdean
Impressão de prints de buscas no Google sobre papel.
Design: Naldinho Lourenço
Com quantas imagens se representa a Maré?
Favela da Maré? Complexo da Maré? Comunidade da Maré? Conjunto de Favelas da Maré? Bairro Maré? Com quantos termos se representa a Maré? / Com quantas imagens se representa a Maré?
A representação das Favelas que compõem a Maré é marcada por intensas disputas. Este resumo de imagens é parte de minha pesquisa de Mestrado, na qual busco investigar e refletir sobre a produção fotográfica desse território e das tensões que marcam as disputas envolvendo a representação dessas localidades.
O resumo aqui apresentado é fruto de uma “busca” por meio do site Google Imagens quando digitamos os termos: “Favela da Maré”; “Complexo da Maré”; “Comunidade da Maré”; “Conjunto de Favelas da Maré” e “Bairro Maré”. Estes são os principais termos usados pela imprensa, por instituições como a Prefeitura da Cidade, órgãos governamentais e também por instituições locais como as ONGs, Igrejas, Associações de Moradores, Escolas e pelos moradores de modo geral.
A imagem da violência é uma abordagem histórica sobre os territórios favelados e, ao que tudo indica o registro visual hegemônico. Nas buscas feitas através do Google Imagem essa temática é predominante o que acaba contribuindo com a manutenção de estigmas sobre os territórios favelados. A partir dos anos 2000 surgem os primeiros grupos ou coletivos de fotógrafos produtores de imagens, grupos como o Imagens do Povo que busca registrar a vida cotidiana das favelas, contrapondo essa histórica representação da favela como o local do caos, da violência e das carências. Estas novas imagens passam a questionar a, até então, única forma de representação dos espaços favelados trazendo um novo olhar sobre a vida e as histórias desses espaços populares.
Valdean
Narrar outras histórias visuais dos espaços populares é o que tenho me empenhado como artista na última década, tanto na produção de imagens quanto no gerenciamento do banco de Imagens do projeto Imagens do Povo (sou responsável pelo acervo que atualmente conta com 16 mil fotografias), e nos últimos dois anos tenho pesquisado as imagens das favelas da Maré, no meu projeto de pesquisa de mestrado tenho interesse em investigar a "genealogia imagética das favelas da Maré", e qual é a agência das imagens de coletivos como o Imagens do Povo, desenvolvo a pesquisa no núcleo de pesquisa INARRA (Imagens, Narrativas e Práticas Culturais) um Grupo de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação de Ciência Sociais da UERJ.
+ Info